Navegador Música
20 nov / 2013

 

Em tempos complicados de constante reinvenção da indústria do entretenimento, chama atenção a postura ousada do Sorriso Maroto. Com enorme aceitação nas rádios em todo o país e sólido nome no show business nacional, eles não quiseram se prender a fórmulas de sucesso e à vertente de samba romântico que lhes cativou um público imenso ao longo dos 16 anos de
carreira.

Em 2012, o hit avassalador “Assim Você Mata o Papai”, que estourou antes mesmo da exposição na novela Avenida Brasil (2012), mostrou que a porção bem humorada do repertório também poderia ser o carro-chefe do grupo carioca – em total sintonia com a personalidade de seus integrantes e também com o espírito jovem dos fãs.
Em agosto, Bruno Cardoso (voz), Cris Oliveira (percussão e vocal), Sérgio Jr (violão e vocal), Vinicius Augusto (teclado e vocal) e Fred (percussão) resolveram levar adiante sua inquietude criativa e dar um grande passo em novas direções. Foram a Nova York trabalhar o disco Riscos e Certezas, em um dos principais templos de gravação do mundo – a sala principal do Avatar Studios (conhecido até 1996 como The Power Station), onde John Lennon, Rolling Stones, Chic, Madonna e Ramones registraram trabalhos de impacto histórico.

Valendo-se da ambiência privilegiada e dos equipamentos vintage que em outras jornadas serviram a monstros do jazz como Miles Davis, Sonny Rollins e McCoy Tyner, assim como a nomes contemporâneos (Bruno Mars, Lady Gaga e
The Strokes), o Sorriso trabalhou com Mark “Exit” Goodchild, um dos tops engenheiros de gravação no mercado americano atual. Conhecido pela excelência na captação de vocais, ele é associado a trabalhos de Usher e outros nomes fortes do R&B de hoje, além de se orgulhar de ter comandado algumas das últimas sessões de ninguém menos que Michael Jackson.

Os dias – e também uma noite inteira – trancados no endereço legendário em Manhattan (441 West 53rd Street) proporcionaram um encontro com o maior ídolo de Bruno Cardoso: o vocalista, multi-instrumentista e compositor americano Brian Mcknight, referência de talento no R&B desde o final dos anos 90, voz cultuada por intérpretes do mundo todo. Brian, autor e intérprete de “Back At One” e “Anytime”, dividiu com Bruno uma canção híbrida e diferente de tudo que tinha ouvido antes, “Mais Fácil (Easier)”, com cuíca, solo de guitarra e o inconfundível balanço brasileiro misturados a elementos de rhythm & blues contemporâneo, pop e gospel. No registro do dueto onde o que não faltou foi emoção, sobraram elogios para Bruno. “É um dos melhores com quem já trabalhei, afinadíssimo e com personalidade. Um cara que, como eu, aprecia e zela pelas melodias. Não canta demais, não exagera, e dá sempre o seu melhor sem ir contra a natureza da canção”, rasgou Brian, após a gravação.

Mark “Exit” Goodchild afirma que foi muito fácil trabalhar com o Sorriso e com os instrumentistas que acompanharam o grupo (entre eles, o baterista Camilo Mariano, ex-Banda Vitória Régia, o baixista Boris e o jovem guitarrista Michel Fujiwara). “Eles conhecem mais música do que eu, têm ótimo nível técnico. Fiquei impressionado com todos, além da voz do Bruno, excelente.”

Os instrumentos de percussão, no entanto, foram todos gravados no Brasil sob a batuta do experiente engenheiro Marcos Saboia, fundamental para o sucesso do Sorriso desde o começo de sua trajetória. Mesmo com toda a excelência técnica, o know-how americano não poderia competir com o veneno e a familiaridade brasileira nessa área.

Fora da curva como “Mais Fácil (Easier)”, “Pra Você Escutar”, composição de Bruno Cardoso, Sergio Jr e Dilsinho, traz elementos do pop, além de guitarras e de certa delicadeza que já trouxe ao samba romântico admiradores como Caetano Veloso. “Ela tem toda uma leitura harmônica e melódica pop rock pra cacete, foi feita na maldade”, brinca Sergio Jr. Os vocais, registrados em uma dura madrugada com Mark “Exit” Goodchild, mostram bem o talento de Bruno, que só deixou o estúdio ao raiar do dia. “Aí Que Eu Gosto E Vou Pra Cima” coloca mais soul e pop na mistura, sem perder o lastro romântico que ajudou a pavimentar a estrada do Sorriso Maroto. A sacudida e divertida “Tá Bom, Aham”, de Nicco Andrade e Claudio Novarte, investe em acento rítmico diferente e na linguagem – na falta de melhor adjetivo – marota que já estava presente no hit “Assim Você Mata Papai”, composição de Nicco, sem dispensar uma boa cuíca.

É faixa com grande potencial para hit que se insere na linha “certezas” do EP. Outra dessas é a música “Guerra Fria”, que traz o encontro com a dupla sertaneja blockbuster Jorge & Mateus. Também gravada em Nova York, tendo apenas a captação de voz feita por Dudu Borges, produtor da dupla no Brasil, a canção é mais que uma soma de esforços mercadologicamente calculada, ela
concretiza planos nascidos da amizade que surgiu em diversos encontros pelos camarins do Brasil. A fluidez na mistura de gêneros não vai causar estranhamento aos fãs, que devem se render à carga emocional e ao jogo de contrastes nos estilos vocais de Jorge e de Bruno.

E por último, mas não menos importante, há outra música que já estava pronta antes da viagem a Nova York: a já devidamente estourada “Fofinha Delícia”, tema da novela Amor À Vida (2013), próxima da ortodoxia do samba. Não faria feio no repertório de bambas do gênero, e mostra que o Sorriso evolui ambiciosamente e faz diferente, mas não descuida de sua essência popular.
(Pedro Só)

Categorizado como: Lançamentos, Músicas/Clips, Notícias

Leave a Reply

Agenda
Aniversários do mês
  • Sérgio Wagner da Transamérica, Montes Claros
    03/11
  • Elson Faber da Nova FM, Divinópolis
    04/11
  • Marrone, da dupla Bruno & Marrone
    09/11
  • Ivanessa da 104FM, Bocaiúva
    15/11
  • Carlos Ball da 87FM, Três Marias
    18/11
  • Elder Black da Portal FM, Itabira
    20/11
  • Fúlvio da Clube FM, Itaúna
    22/11
  • Cidão da Cidade FM, Nova Porteirinha
    23/11
  • Washington da Ativa FM, Bom Despacho
    25/11
  • André da Itatiaia, Montes Claros
    28/11
  • André da Itatiaia, Montes Claros
    28/11
Peça o show na sua cidade

Aqui é seu espaço para sugerir o show que você gostaria de ver na sua cidade.

Sorteios

Faça seu cadastro e concorra a ingressos dos seus shows favoritos.

Participar