Navegador Música
29 nov / 2012

Achamos interessante essa matéria no site da Tudo Rádio e resolvemos compartilhar. Quem quiser ler diretamente no site deles, basta clicar aqui. Copiamos abaixo, na íntegra, confira.


O Tudo Rádio inicia hoje um projeto de intercambio entre ouvintes de rádio e o setor técnico das comunicações. Em resumo: tem alguma dúvida sobre como funciona o rádio, porém não tem acesso aos responsáveis por deixarem as nossas queridas emissoras no ar? Não tem problema, nós faremos uma ponte entre você e a área técnica.

No primeiro papo Luiz Fernando, correspondente do Tudo Rádio em Santa Catarina e assíduo ouvinte de rádio (escutas é o forte do nosso amigo radionauta), vai tirar suas dúvidas sobre o que poderá mudar no rádio a partir da adoção e implantação de um modelo de rádio digital. Vai mudar o jeito de sintonizar rádio? Caso sim nós ainda teremos a chance de ouvir o chamado “rádio analógico”? Teremos escutas? E por ai vai…

E quem responde é o técnico do Tudo Rádio, Diórgenes Lopes (que atua em São Paulo pela TV Globo). Jogo rápido, estilo pergunta e resposta. Acompanhe:

 

Luiz Fernando: Com a entrada do rádio digital, em um determinado tempo, o rádio analógico vai acabar de vez, vou ter que jogar fora todos os rádios analógicos que tenho?
Diógenes Lopes: Na Teoria, Sim, Mas, na prática é algo que não esta acontecendo, como em países de primeiro mundo. Europa e EUA já tem seus sistemas funcionando há anos, e mesmo assim ainda transmitem em sistema analógico. O problema é que o HD Radio como lá é conhecido não emplacou, e com isso as emissoras ainda mantém o sistema analógico no ar. No Brasil isso não será diferente.

 

Este atraso que existe no rádio digital, em relação ao analógico, vai ser ajustado? Pois seria um problema ao estar viajando de carro e o sinal ficarem oscilando entre analógico e digital, e com isso tivermos estas oscilações no áudio.
O Atraso, ou delay como é conhecido, ocorre devido o sinal ter de ser transformado para digital. Infelizmente não é possível retirar o delay, que geralmente é de 3 a 6 segundos, dependendo do equipamento de transmissão e encoders. Ele poderia ser reduzido se tudo fosse digital, mas no rádio a captação de voz é analógica, pois os microfones são e sempre serão analógicos. Isso tudo precisa ser passado pra digital e processado, o que leva certo tempo. Então, o atraso é algo que devemos nos acostumar, assim como ocorre na TV Digital.

 

O rádio digital virá… e a potência das emissoras como ficam? Viajam igual ? Vão ter que diminuir a potência, pois com o digital viaja mais?
A potencia das emissoras em digital não é a mesma que na analógica. No modo digital a potencia é bem menor que no analógico para se ter a mesma cobertura. Por exemplo, a Rádio CBN de São Paulo FM opera em analógico com 35 Kw, e em digital com 300w apenas. Isso se deve ao tipo de modulação. Temos uma coluna na seção Técnica do nosso site explicando sobre a modulação digital.

 

No rádio digital é permitido, uma estação transmitir várias programações em um mesmo canal, e como ficaria no meu rádio analógico de hoje? Teria alguma maneira de também captar estas estações?
Não. Só é possível ouvir a multi-programação em Digital. O rádio analógico somente vai receber as emissoras que já são sintonizadas tradicionalmente.

 

No rádio digital estas interferências ou vazamentos das rádios FMs, que hoje é muito comum, acabam?
Sim, acabam. Devido ao tipo de modulação, potencia de operação e outros fatores, as interferências acabam na recepção do ouvinte.

 

Por fim, e com o rádio digital ainda vamos ter as propagações de sinal?
Sim, vamos ter sim. Igualmente como ocorre hoje. As frequências continuarão as mesmas e isso não vai interferir a propagação das ondas.

Categorizado como: Matérias/Artigos, Mercado, Novidades, Rádios

Leave a Reply

Agenda
Aniversários do mês
  • Maurília da Sal FM, Salinas
    02/01
  • Kássio da Vinícola FM, Andradas
    05/01
  • Fábio da rádio Itatiaia, Varginha
    09/01
  • Carmélia Sampaio da rádio Aranãs FM, Capelinha
    13/01
  • William da rádio Fama FM, Carandaí
    15/01
  • Adriano Neves da Líder FM, Araçuai
    16/01
  • Nicanor da rádio Atividade FM, Muzambinho
    18/01
  • Graziano da rádio Veredas, Lagoa da Prata
    21/01
  • Beto da rádio Circuito das Águas, Caxambu
    23/01
  • Marcos Paulo, da rádio Queluz FM de Conselheiro Lafaete
    23/01
  • Roni, da Onda Norte FM, Janaúba
    23/01
  • Fernando da 98FM, Muriaé
    24/01
  • PH da Montana FM, Monte Belo
    26/01
  • Caio César da rádio Criativa, de Martinho Campos
    29/01
  • Diego da rádio Itatiaia, Varginha
    29/01
  • Seluana da Solar FM, Juiz de Fora
    29/01
Peça o show na sua cidade

Aqui é seu espaço para sugerir o show que você gostaria de ver na sua cidade.

Sorteios

Faça seu cadastro e concorra a ingressos dos seus shows favoritos.

Participar