Navegador Música
01 fev / 2013

 

Na semana passada, o Dial na Web trouxe um informações e curiosidades sobre o Sul de Minas. Como sabem, o sertanejo universitário ganha cada vez mais força por ali e é bem representado na região: há rádios com programação 100% sertaneja e outras nas quais esse estilo ocupa de 70% a 90% da programação. Sem contar os shows e eventos que acontecem, com artistas locais ou renomados.

Apesar disso, há espaço para todos os gostos: axé, música eletrônica, pop e até o rock’n’roll. O público pode ser bastante eclético quando se trata de música, e os jovens – geralmente os que curtem uma balada sertaneja – também gostam de ouvir outros estilos que estão bombando pelo mundo. Pelo menos foi essa a aposta que a Tetê, gestora da rádio Max FM de Itajubá, fez: em meio à onda sertaneja, lançou no mercado uma emissora com programação Pop. Loucura ou percepção de oportunidade de mercado?

 

 

A Rádio Max FM nasceu em 2006, na cidade de Itajubá, com a proposta de ser um diferencial no dial da região. A idealizadora do projeto, Tetê Costa, apostou no segmento Pop, direcionado ao público jovem, apesar do crescimento exponencial do estilo do chamado “sertanejo universitario”. E adivinhem? Foi muito bem aceita nas bandas de lá.

O sucesso começou depois de um evento acontecido em 2007, no qual a emissora reuniu quase 12mil pessoas no Parque de Exposições de Itajubá. Foram seis horas de festa com tendas de musica eletrônica, funk, MBP e rock, tudo “junto e misturado”. Desde então, a percepção dos profissionais da área sobre esse mercado mudou; “temos público para quase tudo aqui na região”, diz Tetê.

 

Parede da Max FM, Itajubá

 

A partir daí, só aumentou a aceitação da rádio, com seu perfil diferenciado em relação às outras emissoras da região. “A audiência é fantástica”, para usar palavras de Tetê. Mas não significa que não há desafios e obstáculos; “a dificuldade para equilibrar uma rádio deste padrão até hoje vem com um sofrimento suportável. Há uma  satisfação sem tamanho quando o reconhecimento vem de pessoas leigas e profissionais de todas as partes do mundo. Os desafios nós superamos com a força com o sucesso da Max FM”, diz Tetê, otimista.

 

 

Outra fonte de força e persistência foi a  paixão que Tetê tinha e tem pelo que faz. “A Max FM é uma rádio, alegre, despojada, arrojada, de vanguarda. E nestes 6 anos de existência, irradia alegria, descontração, bom humor, informação, atualidades do mundo da música internacional e nacional”. Sem dúvidas, a energia, alegria e frescor que a rádio transmite por meio de sua programação e plástica é reflexo do amor, empenho, trabalho e dedicação de Tetê e, claro, de toda a equipe.

 

Tetê Costa e Rafaela. Quanta alegria!

 

E por falar em equipe, excelentes profissionais já trabalharam na Max FM, e muito colaboraram para o crescimento da emissora. Tetê cita alguns: Gisele de Souza, hoje na Rádio Mix de Campinas, Sandro Azevedo e Danilo Mesquita. Hoje a Max FM conta com uma equipe TOP: na locução, Luiz Fernando Guimarães, Flávio Storino, Naiguel Martins e a própria Tetê Costa. A produção do bloco comercial da Max FM é feita por Rafaela Novaes. E toda a turma do escritório – Rosa Rennó, Fabio Theodoro, Priscila Silveira, e Tatiane Dias –  ajuda a fazer a diferença a cada dia no rádio.

 

Equipe reunida

 

Equipe reunida

 

A Max FM valoriza o profissionalismo. Aposta na captação e formação de profissionais qualificados, além da utilização de recursos tecnológicos de ponta, como o “Pulsar” e a plástica da Reeworld. Além disso, o bom relacionamento entre os membros da equipe favorece o desenvolvimento da emissora enquanto empresa – elemento fundamental para sua sobrevivência e projeção mercadológica. O resultado dessa conduta é que a rádio acabou se tornando uma espécia de “rádio escola”, onde os locutores aprendem locução, gravação de spots comerciais e a operar o programa Pulsar; depois acabam sendo contratadas por grandes emissoras do Brasil. Com isso, a Max já colaborou com inúmeros profissionais que hoje se destacam no cenário radiofônico do país.

 

No ar?

 

Essa sinergia também reflete no mercado. A emissora possui fãs e admiradores na cidade. O público é centralmente formado por adolescentes, jovens e pessoas antenadas com o mercado Pop de música nacional e internacional. “Uma opção diferente, que no interior de Minas é quase nulo, devido ao excesso de rádios com outros segmentos”, diz Tetê. Nem sempre é fácil nadar contra a maré, mas às vezes é justamente esse o diferencial competitivo!

 

Turma toda reunida

 

 

Tetê e Rafaela

 

Ainda que tenha suas particularidas, a rádio sabe que não pode ignorar o que está bombando no mercado. É por isso que deu início a um programa (Maxneja) que mescla o sertanejo universitário e a country music americana. É uma forma de agradar o público sem deixar de lado sua identidade. Tetê diz que “há público para consumo de todos os gêneros (…); a galera vai para qualquer show, pois é festa. Mas o mais bombando atualmente é o Sertanejo Universitário”.

 

A rádio faz ações com frequência pelas ruas de Itajubá

 

As promoções também são usadas para cativar e fidelizar os ouvintes. A Max FM é conhecida como “a rádio das grandes promoções”; faz barulho com camisetas e brindes sorteadas durante a programação, mas também com mega prêmios, como levar o ouvinte para Los Angeles ao show da Madonna com tudo pago (isso mesmo!). Promovem shows em São Paulo (e a proximidade com o estado ajuda), sorteiam viagens para Salvador, Nintendo Wii, celulares, iPod, CDs, DVDs, festas, blocos de carnaval….. e uma infinidade de coisas. Uma forma de demonstrar o respeito por sua audiência e o carinho com os ouvintes.

 

Carro de promoção da rádio

 

 

 

Tanto sucesso veio a partir de muita garra e energia positiva. Tetê é assim, e a Max é a sua cara. Em entrevista para elaborarmos essa matéria, ela diz “A Max FM adoraria estar presente em mais eventos na cidade de Itajubá e região. Gostamos de festas bem elaboradas, estruturadas e planejadas para o sucesso e segurança de nossos ouvintes pois sempre seremos parceiros dos clientes e companheiros dos ouvintes”. Desejamos a ela e à rádio sucesso nessa empreitada e que todos os anseios sejam concretizados. Tetê finaliza: “Obrigada a Deus por cada dia de existência, o carinho dos nosso queridos ouvintes, parceiros e colaboradores”.

 

Tetê Costa

 

 

Categorizado como: Dial na Web, Entrevistas, Matérias/Artigos, Rádios

5 Responses to “Dial na Web – Max FM: quando a diferença torna-se diferencial competitivo”

  1. Fábio disse:

    Amo muito tudo isso!
    S2

  2. Thais Wadhy disse:

    Max FM é TOP, e a Tetê é realmente uma pessoa iluminada. parabéns e sucesso!!!!

  3. moncler jacken herren disse:

    So cool! Thanks….

  4. forum disse:

    I assume you made certain nice points in features.

  5. mike disse:

    WONDERFUL Post.thanks for share..more wait .. …

Leave a Reply

Agenda
Aniversários do mês
Peça o show na sua cidade

Aqui é seu espaço para sugerir o show que você gostaria de ver na sua cidade.

Sorteios

Faça seu cadastro e concorra a ingressos dos seus shows favoritos.

Participar