Navegador Música
17 abr / 2018

Dona Ivone Lara, uma das personagens mais emblemáticas do samba, morre na noite de segunda-feira, dia 16 de abril de 2018, aos 97 anos.

Conhecida como a “Grande Dama do Samba”, ela nasceu em família de amantes da música popular e enfrentou o preconceito por ser mulher e sambista. Seu maior sucesso é “Sonho meu”, música que estourou nas paradas de sucesso com Maria Bethânia e Gal Costa.

Dona Ivone Lara nasceu em Botafogo, Zona Sul do Rio. Foi a primeira filha da união entre a costureira Emerentina Bento da Silva e José da Silva Lara. Paralelamente ao trabalho, ambos tinham intensa vida musical: ele era violonista de sete cordas e desfilava no Bloco dos Africanos; ela era ótima cantora e emprestava sua voz de soprano a ranchos carnavalescos tradicionais do Rio, como o Flor do Abacate e o Ameno Resedá — nos quais Seu José também se apresentava.

No ano de 2012, foi homenageada pelo Império Serrano, no Grupo de Acesso, com o desfile “Dona Ivone Lara: o enredo do meu samba”.

Em 2010, foi a homenageada na 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Em 2014, foi tema da 19ª edição do Trem do Samba, em dezembro de 2014. Um mês antes, Dona Ivone participou do primeiro dia de gravações do “Sambabook” em celebração à sua carreira da gravadora Musickeria.

Cantores como Maria Bethânia, Elba Ramalho, Criolo, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Adriana Calcanhoto e Zélia Duncan fizeram versões de suas canções, enquanto a própria gravou com Diogo Nogueira uma canção inédita, composta com seu neto André.

Em 2015, entrou para a lista 10 Grandes Mulheres que Marcaram a História do Rio.

Dona Ivone Lara foi a maior compositora do samba e da música brasileira. Nenhuma outra mulher teve tantas vozes cantando suas músicas ou gravadas como ela.

A morte de Dona Ivone Lara é um luto não apenas do samba, mas da música popular brasileira. A voz que inspirou homens e mulheres. Gratidão e honra termos conhecido.

 

Categorizado como: Sem categoria

Tags:

Leave a Reply

Agenda
Aniversários do mês
  • Cris Abreu – Belo Horizonte – Navegador Música
    04/08
  • Renan – Três Pontas – Transamérica
    07/08
  • Madonna
    16/08
  • Rosinha da rádio Piumhi, em Piumhi
    17/08
  • Rodrigo – Guaxupé – Comunitária FM
    21/08
  • Fábio Zambrano – Poços de Caldas – Libertas
    22/08
Peça o show na sua cidade

Aqui é seu espaço para sugerir o show que você gostaria de ver na sua cidade.

Sorteios

Faça seu cadastro e concorra a ingressos dos seus shows favoritos.

Participar