Navegador Música
18 jan / 2013

É a vez de colocar os holofotes sobre um artista dos “bastidores”! É isso que o especial “Vozes de Minas” pretende fazer: mostrar como locutores, no dia-a-dia, levam  alegria e entretenimento para as pessoas, por meio de suas vozes e da programação musical. São essas pessoas que, diariamente, ajudam a construir e solidificar grandes emissores e até grandes artistas. Hoje nosso entrevistado é Edvaldo Matias, “o carisma do rádio”. Confira!


Edvaldo Matias, coordenador de programação e locutor da rádio Viva, de Cambui

 

Na semana passada, o Dial na Web trouxe um pouco da história da Viva FM, de Cambui. Agora é a vez de falar sobre Edvaldo Matias, gestor artístico e locutor desta importante emissora do sul de Minas.

 

Edvaldo apresenta os shows promovidos pela rádio Viva.

 

Nascido em  Mairiporã, interior de São paulo, em 18/07/1976, Edvaldo começou cedo a trabalhar em rádio: com 20 anos, tornou-se repórter de um programa esportivo em sua cidade natal, na antiga rádio Nova Nação. No ano seguinte, iniciou o curso de locução na rádio oficina (em São Paulo) e, logo depois, iniciou a sua carreira profissional como operador de áudio na Tupi FM, também na capital paulista. Foi nesta rádio o primeiro trabalho que teve como locutor profissional, e lá permaneceu até 1999.

 

Edvaldo no início da carreira como radialista

Depois de passar por outras emissoras da Grande São Paulo e interior do estado, Edvaldo veio para Minas no final de 2002, a convite de um amigo que estava à frente da Viva FM, de Cambui. O projeto era ousado: fazer da Viva uma rádio 100% sertaneja. Como ele  já tinha experiência em outras emissoras, inaugurou a nova programação no dia 04 de Janeiro de 2003 e o programa “O carisma do rádio, no qual faz a locução e a programação. Este mês, completa 10 anos de sucesso, com enorme audiência e ouvintes fiéis.

 

 

Dá pra ouvir a rádio pela internet. O horário do nosso amigo é de 7 às 11hs da manhã de segunda a sexta, e aos sábados de 8hs ao meio-dia: www.radioviva.fm.br.

 

Confira a entrevista com nosso querido amigo e parceiro, Edvaldo Matias:

 

 

Edvaldo, já contamos um pouco da sua história. São 17 anos em rádio, sendo 10 só na rádio Viva. O que o motivou a entrar para esse meio?

Desde criança, o meu sonho era trabalhar em rádio, esse veículo fascinante que acompanha as pessoas e faz parte do seu dia-a-dia!

 

Edvaldo no estúdio, no princípio de sua carreira

O que mudou nesse mercado de lá pra cá?

Hoje o rádio também está na internet. Com isso temos uma ferramenta a mais de interatividade com os ouvintes. Mas, ao mesmo tempo, o rádio não mexe mais com a imaginação das pessoas como antes; isso é preocupante. O rádio mexia muito mais com a imaginação do ouvinte, isso era o forte do rádio. 

Uma das histórias engraçadas: quando eu comecei aqui na Rádio Viva eu tinha apenas 26 anos e apresentava um programa só com músicas raízes e clássicos sertanejos. O programa ia ao ar das 4hs às 8hs da manhã, porém esse programa logo virou um sucesso, com hora certa de música em música, informações das estradas e muito dinamismo. Quando os ouvintes me conheciam pessoalmente por alguma razão, ninguém acreditava que era eu! Era difícil explicar que o locutor daquele programa era eu. Os ouvintes me chamavam de velhinho da madrugada (risos). O rádio mexia muito com o imaginário das pessoas.

 

E o que mudou na sua vida de lá pra cá?

A minha vida profissional e pessoal cresceu junto com a emissora. Hoje estou com 36 anos, muito mais experiente e a cada dia procuro aprender mais. O importante é sempre entender o que está acontecendo no mercado. Mas a tradição é fundamental!

Hoje acredito que o motivo maior do sucesso da minha carreira como locutor e diretor de programação foi a capacidade de entender e compreender as mudanças do mercado radiofônico, sem perder a originalidade e o padrão da programação!

 

Com a equipe, no estúdio

 

Quais as alegrias e dificuldades de trabalhar em rádio?

A maior alegria de quem trabalha no rádio com certeza absoluta é o reconhecimento dos ouvintes. Como eu digo sempre para os meus colegas locutores aqui da radio Viva: “é preciso chegar no coração do ouvinte e para isso é preciso ser amigo,verdadeiro e falar com propriedade”.

Uma satisfação profissional também é o reconhecimento dos patrocinadores que investem no rádio; quando o retorno é um sucesso, a gente fica muito feliz!

A maior dificuldade que encontrei na profissão foi quando eu precisei realizar uma cirurgia nas cordas vocais e fiquei algumas semanas afastado do contato com os ouvintes.

 

Com a dupla Don & Juan, na rádio Viva

Conte para a gente seus planos pro futuro.

O meu plano para o futuro é continuar na Rádio Viva por muito tempo e consegui manter a grande audiência; realizar os meus objetivos profissional e pessoal!

 

Com Zé Henrique & Gabriel

Deixe sua mensagem para os internautas que estão lendo sua entrevista. Pode ser uma mensagem que te motiva ou que você gosta.

“Embora ninguém possa voltar ao passado e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”! Aproveite o dia!!

 

Edvaldo, obrigada pela participação nesse especial Dial na Web, Vozes de Minas.  Desejamos sucesso na empreitada. Fique à vontade para fazer as considerações finais.

Agradeço a Deus, em primeiro lugar, pelo dom que me deu e saúde para trabalhar; a minha família e amigos; todos os ouvintes, patrocinadores, diretores e companheiros de trabalho; e a todos os parceiros que contribuem para o meu sucesso!

 

 

 

 

Categorizado como: Dial na Web, Entrevistas, Matérias/Artigos

3 Responses to “Dial na Web, especial “Vozes de Minas”, com Edvaldo Matias.”

  1. vanessa de sousa disse:

    Oi primo boa noite, fico muito feliz por todo esse seu sucesso e desempenho na radio viva vc merece todo sucesso do mundo alem de ser um ótima pessoa ser esse excelente profissional…
    Sucesso sempre bjs vanessa

  2. moncler weste disse:

    Excellent post. Thanks.

  3. Col disse:

    All of these articles have saved me a lot of hedaahces.

Leave a Reply

Agenda
Aniversários do mês
  • Cris Abreu – Belo Horizonte – Navegador Música
    04/08
  • Renan – Três Pontas – Transamérica
    07/08
  • Madonna
    16/08
  • Rosinha da rádio Piumhi, em Piumhi
    17/08
  • Rodrigo – Guaxupé – Comunitária FM
    21/08
  • Fábio Zambrano – Poços de Caldas – Libertas
    22/08
Peça o show na sua cidade

Aqui é seu espaço para sugerir o show que você gostaria de ver na sua cidade.

Sorteios

Faça seu cadastro e concorra a ingressos dos seus shows favoritos.

Participar